Cabelo loiro longo e com tonalidade uniforme
Corrija erros de descoloração e ganhe cabelos loiros lindos
18 de maio de 2015
Cabelos com queratina, vitalidade e integridade dos fios.
Queratina traz vitalidade e integridade aos fios; entenda.
18 de maio de 2015

Saiba qual é a hidratação certa para cada tipo de cabelo

Tipos de Hidratação para cabelos

Cabelos hidratados

Antes de fazer uma hidratação, informe-se sobre o que é melhor para você; fios normais e oleosos também precisam desse cuidado.

É fácil entender a importância da hidratação. Basta fazer um paralelo entre cabelos e plantas. Compare, por exemplo, a cor, a textura, o volume e o brilho de uma folha fresca e de outra seca. A primeira exala vigor e brilho enquanto a segunda é dura, seca, opaca e frágil (quebra facilmente ao ser tocado).

Exatamente o mesmo acontece com o cabelo. A diferença é que, no caso dos fios, é possível retomar a vitalidade e a beleza com uma série de hidratações no salão, com produtos de uso profissional. A seguir, o hair stylist, Ricardo Moreno, expert em saúde capilar, do RM Trends, no Rio de Janeiro, indica a hidratação ideal para cada tipo de fio.

Para cabelos danificados pelo excesso de tratamento químico

A novidade é o uso da queratina vegetal para recuperar cabelos estressados, que já passaram por vários tratamentos químicos, como alisamento e coloração. Recentemente no mercado, a queratina vegetal, por ser orgânica, tem maior compatibilidade com o fio e oferece uma hidratação mais intensa, profunda e durável.

“Essa substância é capaz de reparar as partes do fio onde houve prejuízo na cutícula, revitalizando o cabelo”, explica Moreno. Essa hidratação é feita em sequência. Após a primeira, são necessárias mais duas repetições: após 15 dias, e depois de 40 dias contando a partir da segunda sessão. Normalmente, três sessões são suficientes para retomar a beleza e a saúde das madeixas. Porém, é importante dizer que, nos intervalos, vale a pena realizar a manutenção, com hidratações em casa.

Para os coloridos ou com mechas

O mais indicado é aplicar uma máscara hidratante logo após a coloração. “Além de hidratar, esse procedimento ajuda a manter a cor nos fios por mais tempo, a dar brilho e equilibrar o tom, evitando desbotamento ou qualquer alteração de cor”, aponta Moreno. O recurso pode ser repetido cada vez que se for retocar a tintura.

Os princípios ativos de cada máscara dependerão da cor do cabelo. Para os loiros, por exemplo, a vitamina E e o óleo de girassol são os principais. Informe-se com o seu cabeleireiro sobre as principais substâncias para o seu tom e habitue-se a hidratar sempre depois que colorir.

Para os naturalmente secos

Lipídio é a palavra mágica para quem tem cabelos secos sem tratamentos químicos. E essa é substância que deve constar na hidratação que você fará no salão para obter o melhor resultado. E atenção: no seu caso, o produto não precisa ser passado no fio todo, apenas da metade dele para baixo. Após a hidratação, basta passar um óleo selante, e seu cabelo estará novamente macio, solto e brilhante. O procedimento pode ser repetido a cada três meses, sendo que as hidratações caseiras serão suficientes para dar conta da beleza dos fios nos intervalos.

Para os normais ou oleosos

Até esses dois tipos podem precisar de hidratação. Mesmo sendo normal, um cabelo pode ressecar, e excesso de óleo não significa quantidade adequada de água no fio, condição essencial para a beleza do cabelo. Porém, é preciso passar pela avaliação de um cabeleireiro para que ele faça uma análise no fio e entenda qual é o princípio ativo que ele precisa, como a hidratação deve ser aplicada e em qual freqüência.

“Muitas vezes, para esses cabelos, apenas o uso diário de um óleo com textura seca pode retomar o brilho dos fios. Esse produto pode ter, por exemplo, a substância awapuhi – com alto poder hidratante – e filtro solar, para prevenir contra um futuro ressecamento”, exemplifica Moreno, reforçando a importância de se avaliar o cabelo antes de indicar o melhor método de hidratação. Beleza com conteúdo, conteúdo que transforma!

 

Texto originalmente publicado no Portal Terra http://beleza.terra.com.br/cabelos/saiba-qual-e-a-hidratacao-certa-para-cada-tipo-de-cabelo,8c8c30f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html, sendo de sua autoria.